BCP aguarda portaria para avançar com cortes nos salários

O Millennium BCP está a aguardar a publicação da portaria que autorize a realização dos cortes salariais temporários acordados com os sindicatos. O banco sublinha que “o ajuste salarial será temporário e cessa no ano imediatamente a seguir ao pagamento do investimento público. É progressivo, por escalões remuneratórios, e não se aplica aos rendimentos mensais ilíquidos inferiores a mil euros”.

 

A instituição financeira presidida por Nuno Amado fica assim mais próxima de atingir as metas acordadas com a Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DGCom) pela ajuda estatal, de redução de custos com o pessoal entre 120 e 135 milhões de euros em 2017.

“A implementação do ajustamento salarial deverá ocorrer no decurso do primeiro semestre de 2014 por estar dependente da alteração das convenções coletivas e da aprovação de uma portaria de extensão, que permita a aplicação universal deste acordo dentro dum prazo adequado ao cumprimento dos compromissos assumidos com a DGCom e o Estado Português”, adiantava o comunicado emitido pelo BCP

Segundo o mesmo documento do Millennium, o ajustamento salarial temporário será feito nos salários acima de mil euros, e evita assim um despedimento de 400 funcionários.

Além dos cortes salariais negociados, fazem também parte dos planos de redução de custos com o pessoal “reformas antecipadas, rescisões por mútuo acordo e um programa de saídas por adesão voluntária”, adiantou o banco em comunicado.

Apesar de resultar em poupanças significativas com estas medidas de redução de custos com o pessoal e a reestruturação da rede de balcões, o banco liderado por Nuno Amado comprometeu-se ainda a vender as operações na Roménia e na Grécia (esta já concretizada). 

A manutenção da operação na Polónia está ainda dependente do reembolso de 2,3 mil milhões de euros dos CoCo’s (contingent capital) até 2016.

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 16:23 | comentar | favorito