Banca obtém liquidez com ‘fuga’ dos fundos para depósitos a prazo

Bancos beneficiam da transferência do capital investido em fundos para os depósitos a prazo. Processo permite obter liquidez e reduzir a alavancagem.

Os bancos portugueses estão a obter liquidez através da transferência dos capitais investidos em fundos de tesouraria e de obrigações para os depósitos a prazo, avançaram ao Diário Económico fontes do sector. Este processo, que deverá continuar nos próximos meses, ajuda os bancos a reduzirem os seus rácios de crédito sobre depósitos, no âmbito dos compromissos assumidos no acordo entre Portugal e a ‘Troika'.

Os números do Banco de Portugal espelham esta tendência de aumento dos depósitos e de saída dos fundos de investimento, embora não cheguem para que se possa estabelecer uma relação directa entre ambos. Entre Abril de 2010 e Março deste ano, os depósitos no sistema bancário nacional aumentaram em 3.663 milhões de euros, ao passo que no mesmo período saíram da indústria de fundos 3.094 milhões de euros.

A tendência de investimento em depósitos a prazo - com menor risco e maior retorno que muitos fundos - acentuou-se no primeiro trimestre de 2011: entraram nos depósitos 1.369 milhões de euros e saíram dos fundos 468 milhões. 

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 22:51 | favorito