Barclays: Banca pode ter de pagar juros mais elevados nos depósitos acima dos 100 mil euros

Impor perdas nos depósitos acima de 100 mil euros, no caso de Chipre, pode ter ditado um aumento dos custos da banca europeia. Isto porque, na análise do Barclays, os bancos terão de pagar mais aos depósitos mais elevados.

“Antes de Chipre não havia quase nenhuma diferença nas taxas de juro oferecidas nos depósitos acima e abaixo dos 100 mil euros”, afirmam os analistas do Barclays numa nota citada pela Bloomberg. “Isso agora vai mudar, com a avaliação de risco dos depósitos não garantidos a mudar”.

 

Isto pode custar à indústria cerca de oito mil milhões de euros, por ano, adiantam os analistas.

 

Os custos do sector bancário podem aumentar para 15 mil milhões de euros, ou seja cerca de 11% dos seus resultados anuais. Em causa está a proposta para a ajuda externa de Chipre, que incluía que os depósitos acima dos 100 mil euros assumissem perdas, que podem chegar aos 60%.

 

Foram já vários os responsáveis europeus que disseram que Chipre é um caso único e que a medida não será aplicada a outros casos. Mas os receios entre os clientes bancários e os investidores aumentaram. Em causa estão os depósitos acima dos 100 mil euros. Isto porque as poupanças abaixo deste valor têm garantias, pelo que estão protegidas.

fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/

publicado por adm às 22:39 | comentar | favorito