Há mais contas abertas nos bancos do que portugueses no país

Renascença apurou que existem mais de 74,6 milhões de contas abertas no país, em bancos nacionais ou sucursais estrangeiras, e mais de 34 milhões de nomes associados a estas contas, entre bancos nacionais e empresas.

Tendo por base os dados de 2011 do Instituto Nacional de Estatística (INE), somando a população total residente em Portugal (mais de dez milhões e meio), com as empresas a operar no país, que ultrapassam um milhão, obtém-se um rácio de sete contas por unidade. 

Ainda de acordo com a base de dados de contas bancárias do Banco de Portugal, apesar de existirem 34 milhões de titulares, três vezes mais do que a população portuguesa, muitos podem movimentar mais do que uma conta. Entre titulares e pessoas autorizadas a movimentar contas no país, estão contabilizados quase 127 milhões de ocorrências possíveis. 

Estes são dados reunidos desde Julho de 2011, altura em que entrou em funcionamento a base de dados do banco central, com o objectivo de disponibilizar informação às autoridades judiciárias, no âmbito de processos penais.

fonte:http://rr.sapo.pt/

publicado por adm às 23:40 | favorito