Bancos lançam crédito para arrendar casa. Juros podem chegar aos 14%

Os bancos estão a lançar produtos de crédito para quem quer arrendar casa. Depois de ter restringido o acesso ao crédito para a compra de habitação, a banca oferece agora soluções para quem quer arrendar, mas com taxas de juro mais elevadas do que as que são oferecidas a quem quer comprar casa, avança esta terça-feira o "Jornal de Negócios".

O presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses, Romão Lavadinho, já alertou, em declarações à Renascença, para o risco de endividamento das famílias. "Se a família ainda se vai endividar mais para o consumo, é transferir mais-valias para os bancos, endividando as famílias e pondo em causa a sua estabilidade no futuro", diz.

"É uma forma de propor que sejam as famílias a decidir uma coisa que não são elas que vão decidir. Vão ser incentivadas, como já foram no passado. Por outro lado, os valores das rendas hoje continuam a ser 40% a 50% do rendimento do agregado familiar", aponta ainda Romão Lavadinho.

O presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses insiste que esta nova forma de crédito não serve às famílias. "Alerto para que as famílias não sigam esta espécie de 'conto do vigário', no qual, parecendo que vão ter facilidades, vão ter, antes pelo contrário, a vida muito mais difícil e vamos ter novas situações de insolvências, como já há muitas, neste momento."

fonte:http://rr.sapo.pt/inf

publicado por adm às 21:54 | comentar | favorito