Detectado vírus que afecta clientes da banca online

Foi descoberto um vírus informático perigoso para quem utiliza a banca na internet, nomeadamente os clientes da Caixa Geral de Depósitos, Millenium BCP, BPI e Santander Totta.

A Exame Informática cita um comunicado de uma empresa que comercializa soluções anti-virus e que detectou a presença de software malicioso em Portugal.
 
Márcio Florindo, jornalista da Exame Informática explica que, “aparentemente, o grau de ameaça não é, para já, muito grande” porque terão sido “apenas afectadas algumas dezenas de pessoas”.

“Esta ameaça recorre aos esquemas que são habituais neste tipo de programa, ou seja, as pessoas recebem um e-mail de uma entidade supostamente credível, que neste caso é a Portugal Telecom”, explica o jornalista, acrescentando que nesse mail segue o link que direcciona as vítimas para um site do pirata onde são pedidos dados de acesso às contas bancárias.

Se for vítima deste tipo de vírus saiba o que deve fazer.

“A primeira coisa que deve fazer é contactar de imediato o banco e alertá-lo para a situação. De seguida deve mudar a password de acesso ao banco para impedir que o pirata consiga voltar a entrar”, recomenda.

O melhor é a prevenção. Nunca é demais lembrar que os bancos não enviam mails a pedir actualização de dados.
 

fonte:http://rr.sapo.pt/in
publicado por adm às 14:41 | comentar | favorito