Ataque de pirataria coloca bancos ingleses em alerta vermelho

Sistema informático em baixa, caixas Multibanco sem funcionar, ataques ao mercado accionista. São situações que os bancos ingleses poderão enfrentar esta terça-feira. Mas, tudo não passa de um teste.

Os bancos ingleses estão em alerta máximo esta terça-feira. O sector financeiro britânico deverá enfrentar um ataque informático, que vai testar a capacidade de sobrevivência das instituições. Mas, tudo não passa de um jogo.

 

Milhares de funcionários da City estão preparados para trabalhar num “cenário de guerra”. Caixas Multibanco paradas, sistema avariado, ataques à bolsa, alertas falsos. São algumas das situações que o “crash” informático vai provocar.

 

Monitorizada pelo Banco de Inglaterra e pelo Tesouro, a operação “Waking Shark”vai testar a capacidade de resposta dos bancos, num exercício que pretende identificar os principais problemas em caso de um ataque informático continuado.

 

Na operação estarão envolvidas centenas de pessoas, que vão verificar a capacidade dos bancos para manterem dinheiro nas caixas Multibanco, ou como é que as empresas comunicam entre si, perante um ataque informático.

 

“Isto é um trabalho absolutamente vital e que nos vai permitir verificar como estão os trabalhos de defesa no caso de um ataque real e que áreas precisam de ser melhoradas”, adiantou uma fonte ao The Telegraph.

fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/e

publicado por adm às 20:39 | comentar | favorito