Bancos voltam a cortar avaliações dos imóveis

Os bancos voltaram a reduzir os preços médios das avaliações que fazem dos imóveis, em Novembro.

O preço médio da avaliação bancária em Portugal situou-se em 1.018 euros por metro quadrado, menos 0,1% do que em Outubro e menos 0,3% do que em Novembro de 2012, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 23 de Dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

O preço volta assim a cair, depois de, em Outubro ter atingido o valor mais elevado desde Dezembro de 2012

 

As regiões autónomas são as responsáveis pelas variações de preços mais acentuadas e o Algarve manteve o estatuto de região mais cara.

 

Quando comparado com Outubro, o preço médio do metro quadrado registou a maior queda na Região Autónoma dos Açores, ao diminuir 3,5% para 979 euros. Já do lado oposto está a Região Autónoma da Madeira, onde o preço subiu 2% para 1.242 euros.

 

Já em termos homólogos os papéis invertem-se. A Região Autónoma dos Açores registou um aumento de 7,8% e da Madeira uma queda de 5,9%.

 

A região onde o preço médio da avaliação bancária é mais elevado é no Algarve, com o valor a ascender a 1.288 euros. Já a região Centro continua a ter o valor mais baixo (846 euros).

 

Este indicador é fundamental para quem quer comprar casa através de crédito bancário. É que os bancos usam o valor da avaliação para determinar qual o montante que emprestam. Regra geral, os bancos financiam até 80% da avaliação. O que significa que se uma casa for avaliada em 100 mil euros, a banca empresta até 80 mil euros. E quanto maior for a diferença entre a avaliação feita do imóvel e o valor do empréstimo melhor serão as condições de financiamento.

fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/e

publicado por adm às 11:38 | favorito