Banca aplaude confiança dada por Banco de Portugal

O sector financeiro está a empurrar a bolsa em Lisboa para a zona de ganhos, depois do governador do Banco de Portugal ter afirmado que não deverão ser encontrados problemas nos bancos portugueses.

Esta quarta-feira, as cotadas do sector financeiro apresentaram - no seu conjunto - uma subida de 0,41 por cento. Também o PSI20, principal índice da Bolsa de Lisboa, crescia 1,22%.

O BPI registou a subida mais notável entre os títulos da banca, avançando 4,36% para 0,69 euros, seguido pelo BCP, que apreciava 0,50% para 0,20 euros.

Já o Banif valorizava 0,24% para 0,42 euros, enquanto que o BES contrariava o sentimento do sector e cedia 0,97% para 1,93 euros.

Segundo o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, «as equipas que estão a avaliar os bancos portugueses não deverão encontrar esqueletos no armário», no entanto adiantou que a evolução da economia portuguesa é dinâmica, cita a Lusa.

De acordo com Carlos Costa, «as inspeções que estão a ser levadas a cabo nos bancos, com membro dos bancos centrais de Espanha, Bélgica e França, peritos da troika e peritos independentes escolhidos pelo BdP, servem para fazer uma fotografia e ver se corresponde à realidade».

Desde o início desde mês, uma equipa internacional tem avaliado as contas e balanços dos oito maiores bancos portugueses (BPI, BCP, BES, Caixa Geral de Depósitos, Banif, Santander Totta, Montepio e Crédito Agrícola), incluindo a carteira de créditos.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 22:56 | favorito
tags: