Utiliza banca online? Então, não faça isto!

A banca online é cada vez mais popular. Poupa tempo e em muitos casos dinheiro, já que os bancos começam a não cobrar comissões por algumas operações feitas via net. Mas impõem-se sempre as questões de segurança. E há erros que não se devem cometer.  
1. Ter uma password fácil de adivinhar. Já lhe disseram isto milhares de vezes, mas caso ainda não tenha prestado atenção veja as dez passwords mais comuns no mundo. -123456, -12345, -123456789, -Password, iloveyou, princess, rockyou, 1234567, 12345678, abc123. O nome do filho ou do namorado também são um sucesso. Não acha que está na hora de puxar um pouco mais pela imaginação?

2. Usar um Wi-fi Spot público. Quase toda a gente o fez, mas só uma rede segura é garantia de… segurança. Segundo alguns especialistas, consultar o seu saldo bancário repetidamente em locais públicos vai acabar por atrair a atenção de pessoas que estão à procura disso mesmo. Não se esqueça que agora há coisas como o Bluetooth, que podem interceptar transmissões. E depois, há os vírus, os spywares, etc, etc. 

3. Revelar demasiada informação nas redes sociais. Este é um dos grandes erros que cometemos actualmente, seja a partilhar o nome do seu animal de estimação, o nome de solteira da sua mãe ou o seu número de segurança social. Há «especialistas» à cata do mais ínfimo sinal que possa parecer a sua password.

4. Não ter um antivírus no seu computador. Não acontece só aos outros. Mesmo que não clique em sites suspeito, está sempre sujeito a ter algum desconhecido a cirandar pelo seu disco rígido. É a forma mais usada para roubar passwords e aceder a informação reservada. 

5. Não controlar as contas. É estranho, mas é verdade. Muita gente raramente controla as contas on-line para verificar se há algo suspeito. Uma vez por dia é o ideal, mas no mínimo deve fazê-lo uma vez por mês. Os bancos são obrigados a repor as perdas originadas por acções fraudulentas, mas você dispõe de um curto espaço de tempo para reclamar. Se não vai lá ver…

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 22:51 | comentar | favorito