Quase 4 mil imóves entregues à banca este ano por incumprimento dos donos

As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto concentram 48,7% das ocorrências.

Quase 4.000 imóveis foram entregues aos bancos nos primeiros oito meses deste ano em dação em pagamento por famílias e promotores imobiliários, em resultado de incumprimento nos créditos à habitação e à construção, segundo estimativas divulgadas hoje.

Segundo a análise das dinâmicas imobiliárias divulgada hoje pela Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), "ao longo dos oito primeiros meses de 2011 foi possível contabilizar cerca de 3.900 imóveis entregues em dação em pagamento tanto por famílias, como por promotores imobiliários".

Este valor, afirma a associação, "representa um agravamento de 7,9% face a igual período de 2010".

As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto "concentram 48,7% das ocorrências relativas a imóveis entregues em dação em pagamento em Portugal este ano".

A área metropolitana do Porto representa 18,8% das dações em pagamento registadas em termos nacionais e a de Lisboa 29,9%.

A APEMIP salienta que o "arrefecimento do mercado imobiliário afectou de forma bastante significativa todos os que investiram na promoção imobiliária e no desenvolvimento de novos projectos e empreendimentos, pelo que parte significativa dos imóveis entregues em dação em pagamento provêem destes atores, em particular, em municípios, como os de Alcochete, Ponta Delgada, Vila do Conde e Portimão, em que esta realidade representa, pelo menos, metade da totalidade dos imóveis em causa".

fonte:http://economico.sapo.pt/

 

publicado por adm às 23:13 | comentar | favorito