Maioria dos portugueses confia na banca para escolher produtos financeiros

Apesar da pressão que tem afectado nos últimos anos o sector financeiro português, a maioria dos consumidores continua a confiar nos conselhos dos funcionários dos bancos na altura de escolherem os produtos financeiros para aplicarem o seu dinheiro.

Esta é uma das conclusões do relatório sobre literacia financeira hoje apresentado em detalhe pelo Banco de Portugal. Os dados - que tiveram em conta um inquérito feito a 2.000 pessoas no início de 2010 - mostram que 54% dos inquiridos segue os conselhos obtidos aos balcões dos bancos para escolherem os produtos financeiros onde aplicam as suas poupanças.

Em segundo lugar aprecem os conselhos dados por familiares e amigos. E apenas 8% afirma escolher as aplicações financeiras depois de fazer uma análise comparativa dos vários produtos que existem no mercado. Quando questionados sobre o critério mais importante na escolha dos produtos de aplicação de poupanças que detêm, 27% dos inquiridos refere a rendibilidade, 26% o baixo nível de risco e 16% os benefícios fiscais.

Entre os produtos financeiros mais populares nas carteiras dos portugueses inquiridos neste estudo estão os seguros (com 37% dos inquiridos a afirmar ter pelo menos um seguro); os cartões de crédito (32%), os depósitos a prazo (31%) e o crédito à habitação (26%). Já as obrigações e os fundos de investimento são aplicações menos comuns nas carteiras dos inquiridos.

fonte:http://economico.sapo.pt/

 

publicado por adm às 23:08 | comentar | favorito
tags: