BCP paga spread de 12% para emitir dívida

O BCP voltou a emitir, na segunda-feira, 1,35 mil milhões de euros em títulos com garantia do Estado com um prazo de três anos e taxa variável, pagando um spread de 12%.

Em comunicado enviado esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco divulgou a operação efectuada no começo da semana, com um valor nominal de 100.000 euros, num total de 1,35 mil milhões.

A taxa variável acompanha a Euribor a três meses (prazo para os pagamentos de juros) à qual acrescem 12% ao ano.

Segundo o documento enviado à CMVM, há uma opção de reembolso antecipado a 5 de Dezembro do próximo ano ou em qualquer data de pagamento de juros a partir dessa data (Março, Junho, Setembro ou Dezembro).

Recorde-se que o BCP tinha anunciado em Maio que ia avançar com uma operação de financiamento de 1,75 mil milhões de euros, com um prazo até três anos, feito com recurso à garantia do Estado.

A instituição apresentou «ao Banco de Portugal o pedido de aprovação respectiva, para garantia do Estado a um financiamento através da emissão de valores mobiliários de dívida não subordinada, no montante de Euro 1.750 milhões de euros, com um spread a determinar com referência às condições de mercado, e um prazo até três anos», lia-se no comunicado enviado na altura ao regulador de mercado.

Um mês depois, a 27 de Junho, a assembleia-geral do BCP aprovava por 99,9% a alteração dos estatutos que lhe iam permitir aceder às garantias do Estado para a operação de financiamento de 1,75 mil milhões de euros.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 22:58 | favorito
tags: