Crédito bancário já supera em 190% o PIB

O financiamento à economia continua a ser concentrado em apenas cinco bancos.

O crédito concedido pela banca à economia, no final do primeiro semestre, totalizou 330 mil milhões de euros, o equivalente a 191% do produto interno bruto (PIB). Isto significa que por cada euro de riqueza criado em Portugal, a banca concedeu 1,91 euros em crédito.

Segundo dados do último boletim estatístico da Associação Portuguesa de Bancos (APB), o financiamento à economia nacional no mesmo período registou uma ligeira correcção de apenas 1% face ao mesmo período de 2010. Destaque para o forte papel dos cinco maiores bancos nacionais (Caixa, BCP, BES, Banco BPI e Santander Totta) ao longo do primeiro semestre do ano, que foram responsáveis por mais de 80% dos empréstimos concedidos aos agentes económicos. A verdade é que a concentração do sector em apenas cinco ‘players' não é um caso único da concessão do crédito. É antes uma característica do sector financeiro português desde há muito: de acordo com os dados recolhidos pelo Diário Económico, a Caixa, BCP, BES, Banco BPI e Santander continuam a ser responsáveis por mais de 80% do crédito concedido à economia, por 81% do produto bancário do sector e por 82% dos recursos captados de clientes.

No capítulo dos lucros, os cinco maiores bancos são responsáveis por 97% dos lucros do sector. Isto apesar de os "cinco gigantes" terem registado, entre Janeiro e Junho, uma correcção homóloga média de 45,7% dos seus lucros. 

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 00:48 | favorito