Banca: Acionistas do BPI aprovam por unanimidade aumento de capital para 990 milhões de euros

Os acionistas do BPI aprovaram hoje por unanimidade um aumento do capital social para 990 milhões de euros, através da incorporação de reservas no valor de 90 milhões de euros, conseguindo um rácio `Tier 1` de 8,7 por cento.

Na assembleia-geral de acionistas mais concorrida desde abril de 2006, com 80,5 por cento do capital representado, que decorreu no Porto, foi aprovada a proposta do conselho de administração do BPI de não distribuição do lucro do exercício de 2010, que ascendeu a 184,8 milhões de euros, e a sua consequente afetação a reservas, reforçando o capital social para 990 milhões de euros.

O rácio `core tier 1` estabelece um nível mínimo de capital que as instituições devem ter em função dos requisitos de fundos próprios decorrentes dos riscos associados à sua atividade. Recentemente, o Banco de Portugal anunciou que irá exigir aos bancos portugueses um rácio de capital `core tier 1` de 8 por cento, ou seja este passará a ser o nível de solvabilidade mínimo para as instituições financeiras exercerem a atividade.

fonte:http://www0.rtp.pt/

publicado por adm às 22:52 | favorito
tags: