António Vieira Monteiro é o novo presidente do Santander Totta

António Vieira Monteiro é o novo presidente do Santander Totta. O anúncio foi feito pelo grupo espanhol num comunicado.  

O atual administrador do banco sucede assim a Nuno Amado na liderança da instituição financeira espanhola em Portugal. 

Até agora Vieira Monteiro desempenhava o cargo de administrador executivo do Santander Totta, tendo à sua responsabilidade os pelouros de riscos, recuperações, universidades, desinvestimentos e também o Banco Totta Angola. 

Conta com uma vasta experiência no setor financeiro, tendo passado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pelo BNU, e foi quem mereceu a confiança de Emílio Botín.  

O grupo espanhol, tal como se esperava optou uma solução interna para a liderança do Totta, garantido que a transição na presidência do banco será suave. Espanha não perdeu tempo depois do anúncio de que Nuno Amado iria ser convidado para liderar o BCP.  

Emílio Botín não gosta de especulações sobre o banco e numa operação relâmpago, reuniu-se ontem  com o atual presidente do Santander Totta, Nuno Amado, e com o conselho de administração do grupo espanhol para delinear estratégias e escolher quem será o próximo rosto do banco espanhol em Portugal. E terá sido também nesta reunião que o nome de Vieira Monteiro terá ficado fechado. 

Sempre foi intenção de Botín quer garantir uma transição estável, à semelhança do que fez quando António Horta Osório saiu do Santander Totta para assumir a presidência do banco britânico Abbey. Nessa altura, Nuno Amado era administrador executivo. 

Vieira Monteiro tem agora a seu cargo o leme de um dos bancos mais sólidos do sistema financeiro português. Os números falam por si: um rácio de capital de base (core tier 1) superior a 10%, um dos rating mais elevados da banca portuguesa e, possivelmente, um dos poucos bancos que irá apresentar resultados positivos.   

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 23:23 | favorito