Banco de Portugal dá ‘luz verde’ à nova equipa do Banif

O Banco de Portugal já aprovou a lista dos nomes que irão compor a nova equipa de gestão do Banif, apurou o Económico.

Os accionistas do Banif reúnem-se amanhã, dia 22, na sede do grupo, no Funchal, para eleger os novos órgãos sociais do banco. Jorge Tomé irá liderar a nova equipa do Banif e do Banif Investimento.

A decisão tomada pelo Ministério Público de deduzir acusação por burla fiscal no caso Sumol+Compal, visando várias sociedades do grupo CGD, um conjunto de antigos responsáveis e o ex-administrador do banco estatal Jorge Tomé, terá provocado uma sucessão de questões remetidas ao Banco de Portugal, a propósito da capacidade deste último para assumir as funções de presidente do Banif.

Em declarações recentes ao Diário Económico, Jorge Tomé refutou todas as acusações contra os vários envolvidos no processo e, sobretudo, contra ele próprio. O ex-administrador da CGD - que será o próximo CEO do Banif - assegurou que "a lei foi cumprida religiosamente". "Tudo o que foi feito pelas sociedades da Caixa, de acordo com a assessoria fiscal prestada, não contém qualquer ilegalidade", disse ainda o gestor. Quanto à acusação de que é, ele próprio, alvo, Jorge Tomé garantiu não perceber a razão de ser de estar envolvido neste processo, uma vez que "não fazia parte dos órgãos sociais das sociedades [do grupo CGD]". O seu envolvimento nesta operação, lembrou o gestor, ocorreu na montagem do financiamento via Caixa BI da aquisição da Compal.

Jorge Tomé, que era até há pouco tempo administrador da Caixa, abandonou a instituição para assumir a liderança do Banif. Sempre que há lugar à eleição de elementos para cargos de administração ou fiscalização das instituições financeiras, o BdP tem de dar a sua aprovação prévia aos nomes. Essa aprovação chegou hoje.

fonte:http://economico.sapo.pt/

 

publicado por adm às 22:00 | comentar | favorito
tags: