Banco da CGD e Sonangol «abre» a partir de Junho

O banco de investimento com capitais da Caixa Geral de Depósitos e da petrolífera angolana Sonangol começa a funcionar no segundo semestre deste ano, anunciou esta terça-feira em Luanda o ministro das Finanças português.

Vítor Gaspar, que falava na conferência de imprensa que encerrou a sua visita oficial de dois dias a Angola, adiantou que está em curso, com o Banco Nacional de Angola, um «plano para a concretização do começo em funcionamento» do banco.

«Está em curso com o banco central de Angola um plano para a concretização do começo em funcionamento dessa organização bancária e que a entrada em funcionamento do banco possa ocorrer ainda durante a segunda metade do ano em curso».

No passado dia 24 de fevereiro, Baptista Sumbe, administrador da Sonangol, disse em Luanda que o processo da criação do banco de investimento, participado em partes iguais pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Sonangol estava atrasado e que a sua abertura dependia da conjuntura económica internacional.

«O processo não avançou muito, principalmente pela conjuntura financeira vigente no mercado internacional, mas as intenções estão presentes», garantiu então Baptista Sumbe, reconhecendo que o processo estava a avançar de forma «lenta».

«É uma questão de o mercado melhorar financeiramente e vamos concluir um processo que já se iniciou há algum tempo».

O banco de investimento entre a CGD e a Sonangol foi constituído em março de 2009 e o objetivo desta parceria é o de apoiar e financiar projetos de maior dimensão na economia angolana, nomeadamente na área de grandes infraestruturas.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt

publicado por adm às 22:34 | favorito