Totta aceita entrega da casa para saldar dívidas

O banco Santander Totta aceita, desde «sempre», a entrega do imóvel para saldar o empréstimo, mas apenas «para pessoas que não possam pagar».

«Sempre fizemos isso para quem não tem capacidade para pagar o empréstimo. Temos vindo a aceitar que a casa sirva para pagar o total dívida», disse António Vieira Monteiro, na conferência de imprensa para apresentação dos resultados do banco.

Mas atenção: Vieira Monteiro é claro quando explica que o Santander Totta concorda com a regra espanhola, mas desde que se «comprove que as famílias não podem mesmo pagar».

O banqueiro defende que as famílias endividadas que não consigam pagar os seus créditos habitação possam arrendar a própria casa, temporariamente, ao banco.

O presidente do banco Santander Totta deu o exemplo de Espanha onde a renda definida corresponde a 3% do valor que é devido ao banco.

Ainda para combater a crise, o novo presidente executivo do Totta disse que «o banco criou produtos e situações concretas para famílias em condições de endividamento, lançando uma campanha especial há 15 dias que consiste numa coordenação do valor a pagar e dos rendimentos das pessoas».

António Vieira Monteiro disse ainda que a campanha está a correr bem e que só em casos extremos é que os processos vão a tribunal.

Ainda sobre esta questão, o presidente referiu que o banco colabora com a Associação Portuguesa de Bancos(APB) para solucionar as diferentes situações e confirmou que o Santander Totta colabora com um fundo para habitações que servem para arrendamento social.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/f

 

publicado por adm às 21:58 | comentar | favorito
tags: