Bancos acenam com iPads, viagens e bilhetes de festivais para atrair clientes

Bancos como Santander, CGD, Best, Big, BPI e BCP apostam em campanhas de marketing para conquistar novos clientes. Conheça as campanhas.

Quem não tem cão, caça com gato. E, nos últimos tempos, o sector financeiro português tem sido um fiel seguidor deste adágio popular. Num momento em que os bancos enfrentam duras metas impostas pela ‘troika', todos os esforços estão apontados para conseguir atrair novos clientes e captar ainda mais poupanças dos clientes habituais. Na impossibilidade de oferecem condições vantajosas na concessão de crédito, os bancos portugueses estão focados na atribuição de depósitos com taxas atractivas e, cada vez mais, na concessão de brindes, sorteios de viagens e de ‘gadgets'. Analisando os sites dos 10 maiores bancos a operar em Portugal e dos três grandes bancos online (BiG, Activo, Best) é possível verificar essa mesma tendência.

O sinal mais visível desta aposta foi dado esta semana, com o banco Best a arrancar com uma campanha promocional em que durante o mês de Junho vai sortear um iPad por dia entre os clientes que realizem transacções de investimento através do serviço Best Trading Pro. Mas esta não é a única campanha promocional que esta instituição tem no ar. Para assinalar a mudança de imagem corporativa, a instituição vai ainda sortear uma viagem de sete noites ao Dubai para os novos clientes que abram conta até 30 de Junho. Quem já faz parte da "mobília da casa" também poderá habilitar-se a esta viagem às "arábias", mas para tal terá de preencher um dos seguintes requisitos: ter o cartão de crédito do banco com uma utilização mínima de 500 euros (entre 1 de Abril a 30 de Junho), ou então ter um valor mínimo de 5.000 euros aplicados em produtos de poupança e investimento na instituição. À semelhança do Best, também o BiG aposta na oferta de propostas de lazer aos seus clientes. O banco tem actualmente uma campanha focada na captação de clientes utilizadores do cartão de crédito do banco. Assim, quem subscrever este cartão até 31 de Maio e realizar nos primeiros três meses compras no valor de 250 euros ganha uma oferta composta por um ‘pack' com 100 cartões de descontos em hotéis.

Já o Santander levou o tema dos sorteios um pouco mais longe. O banco liderado por António Vieira Monteiro quer colocar os seus clientes a andar sobre rodas. Até ao final de Julho, o banco vai sortear todas as semanas um automóvel (Renault Twingo) entre os seus clientes. No total, serão oferecidos 10 automóveis. Estarão habilitados a ganhar um automóvel os clientes que apresentem uma variação de saldo de 1.000 euros nas soluções de poupança da instituição.

A CGD e o BPI preferem piscar o olho aos clientes mais jovens. O banco estatal está a oferecer neste momento 100 bilhetes para o festival Super Bock Super Rock e outros 100 bilhetes para o festival do Sudoeste para quem subscrever o depósito Caixa IU Festivais de Verão, com o montante mínimo de investimento de 250 euros. Serão premiados com bilhetes para os dois festivais os primeiros depósitos realizados e os depósitos de maiores montantes efectuados. O BPI prefere apostar nos clientes de ‘palmo e meio'. O banco liderado por Fernando Ulrich tem neste momento uma campanha válida até 31 de Maio, em que oferece ‘vouchers' (que incluem bilhetes de entrada para dois adultos e uma criança) no Badoca Park a quem subscreva ou reforce as aplicações realizadas nas soluções Poupança Junior BPI. Para terem acesso a esta oferta os clientes só precisam de aplicar ou reforçar as suas contas no valor mínimo de 50 euros.

A atribuição de ofertas aos clientes bancários não é, no entanto, uma prática nova. A forte concorrência no sistema financeiro tem obrigado nos últimos anos as instituições a apostarem em campanhas de ‘marketing' para cativarem os seus clientes. Em Espanha este fenómeno é ainda mais evidente, com as campanhas realizadas no país vizinho a serem um pouco mais agressivas, com os bancos a oferecerem de tudo: desde máquinas de café, passando por trens de cozinha ou consolas. Mas o empenho dos bancos em captar novos clientes e mais poupanças não se esgota nos brindes ou sorteios realizados. Sinal disso mesmo é a mais recente campanha do Millennium bcp. O banco agora liderado Nuno Amado tem neste momento uma campanha original, destinada aos jovens subscritores das soluções Millennium Go e quem trouxer um amigo para se tornar cliente do banco até 29 de Junho: os dois ficam isentos do pagamento da comissão mensal de gestão de conta até ao final deste ano. Além disso, o BCP aposta ainda no "Depósito já", no qual o banco paga antecipadamente os juros dos depósitos sem que os clientes tenham de esperar pela data de vencimento da aplicação para receberem os juros. Uma prática que se tornou comum e transversal a quase todas as instituições.

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 08:25 | comentar | favorito