Lucro do Finantia afunda 80%

O lucro do Finantia afundou 80% até junho para um milhão de euros até junho. Este valor compara com os 5,5 milhões conseguidos no primeiro semestre do ano passado.

Já o lucro consolidado antes de impostos foi de três milhões de euros no primeiro semestre, revela o banco num comunicado citado pela Lusa.

O produto bancário antes de resultados de operações financeiras caiu 36% para 38,1 milhões de euros, que o banco justifica com o «aumento do custo de fundos no contexto da turbulência financeira internacional e das campanhas de captação de novos depósitos», enquanto os custos operacionais caíram 17% para 12 milhões de euros.

Tal como as restantes instituições do setor financeiro, também no Finantia aumentaram os depósitos, que quase duplicaram para 440,8 milhões de euros, o que segundo a instituição é reflexo do «significativo alargamento da base de clientes» e do «fortalecimento da presença da sua banca privada», tanto em Portugal como em Espanha.

O banco não divulgou, contudo, a evolução do crédito concedido até junho deste ano.

«Já o rácio de crédito (excluindo crédito securitizado) sobre depósitos de clientes, situou-se nos 38% face aos 73% no ano anterior».

Quanto ao rácio de capital core tier 1 (a medida mais eficaz de avaliar a solvabilidade de um banco), este fechou em junho nos 10,6%, ligeiramente acima dos 10,1% registados no mesmo mês de 2011.

«O Banco Finantia tem conseguido enfrentar com sucesso os desafios que se lhe apresentam graças a uma atitude defensiva de desalavancagem do balanço e de controlo/redução de custos».

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 22:58 | favorito
tags: