Poupe com o seu banco

Um total de 40% dos portugueses confessam não conhecer as comissões que o banco cobra pelas contas e 34% apenas conhecem “por alto”. Quanto menor a escolaridade, maior o desconhecimento sobre estes assuntos, de acordo com Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa (2010), do Banco de Portugal.

Mas os tempos não estão para cometer deslizes financeiros, por isso, é importante saber exatamente como gasta todos os seus tostões. Comece por evitar alguns gastos que tem no seu banco. Uma boa conta à ordem não deverá ter comissões mensais, não deve exigir saldo médio elevado para ter isenção, emissão de cheques gratuita e homebanking que compense. Conheça 8 comissões bancárias que pode evitar.

Vá pelo online. As operações através de homebanking são mais baratas do que ao balcão ou telefone. Em muitos casos, o serviço é gratuito e é confortável. Através do banco virtual pode efetuar várias operações financeiras fora do horário de atendimento, em qualquer lugar e de forma segura, evitando filas de espera nos balcões de atendimento presencial.

Multibanco. Tal como no homebanking, muitas das operações feitas através do multibanco são mais baratas e, em alguns casos, até gratuitas. É ainda uma alternativa segura ao banco online, pois assegura a movimentação do dinheiro de forma eficaz e prudente.

Contas específicas. Algumas pessoas, como estudantes ou reformados, podem ter contas especiais, que têm encargos mais reduzidos, nomeadamente isenção comissão de gestão.

Transferências via InternetSe necessita fazer transferências com alguma frequência, faça-o através da internet, pois os custos são bem mais reduzidos e, em alguns casos, gratuitos.

Crédito em conta. O cartão de crédito pode ser o seu melhor amigo, desde que bem manuseado. Se está na hora de escolher um, opte por um que não tenha anuidade (ou reduzida) e que tenha uma taxa de juro baixa.

Mais por menos. Quantos mais produtos contratar dentro no mesmo banco, menos pagará de comissões. Ter todas as suas necessidades bancárias reunidas num só banco fará com que pague menos pelos serviços e tem vantagens na hora de negociar condições de depósitos a prazo, contas à ordem e até quando quiser pedir um crédito.

Extrato bancário online. Analisar o extrato bancário é uma excelente forma de manter a sua vida financeira organizada. Para evitar as comissões cobradas por requisitar um extrato bancário ao balcão, opte por consultar a conta através da internet ou multibanco.

Evite levantar dinheiro ao balcão. É daqueles que gosta de ir a uma agência do banco para levantar dinheiro? Está a gastar dinheiro desnecessariamente, opte por fazê-lo através do multibanco.

fonte:http://www.saldopositivo.cgd.pt

publicado por adm às 23:05 | favorito