Banco de Portugal incentiva bancos a emprestarem dinheiro entre si

O Banco de Portugal coloca à disposição dos bancos portugueses a partir de 3 de setembro uma plataforma que possibilita que as instituições emprestem dinheiro umas às outras sem garantias, anunciou, esta terça-feira, a entidade liderada por Carlos Costa.

"No sentido de incentivar o funcionamento do Mercado Monetário Interbancário (MMI) doméstico, a partir de 3 de setembro o Banco de Portugal coloca à disposição das instituições residentes uma plataforma para o registo e o processamento de operações de mercado monetário interbancário sem garantia (MMI/SG), através da qual as instituições podem trocar fundos entre si, em euros, por prazos até um ano, mediante operações sem exigência de garantia de ativos", lê-se num comunicado emitido pelo supervisor.

"O lançamento desta plataforma insere-se num conjunto de medidas tomadas pelo Banco de Portugal destinadas a fomentar o funcionamento eficiente do MMI doméstico, prevendo-se para uma fase posterior a disponibilização da vertente do MMI doméstico com garantia de ativos", sublinhou a entidade.

Esta ferramenta já existia, mas foi descontinuada no início de 2009 devido à escassez de operações, na sequência da grave crise financeira.

A 13 de abril, o governador do Banco de Portugal já tinha anunciado a reposição do mercado monetário interbancário nacional, perante os constrangimentos sentidos nas instituições europeias para emprestarem liquidez entre si.

"Vamos repor o mercado monetário interbancário de modo a que uma instituição com capacidade de cedência liquidez a ceda a instituições que tenham capacidade de a aplicar", disse Carlos Costa na audição na comissão parlamentar para o acompanhamento das medidas do programa de assistência financeira a Portugal.

Segundo Carlos Costa, esta função de cedência de liquidez entre bancos vai ser assumida a nível nacional, quando deveria acontecer a nível europeu, porque "o mercado [monetário interbancário] europeu colapsou" durante a atual crise financeira.

fonte_:http://www.jn.pt/P


publicado por adm às 22:30 | favorito