Banif avança com reestruturação do grupo

Tal como o Diário Económico tinha avançado no início do mês passado, o grupo Banif vai mesmo avançar com uma reestruturação interna.

Em comunicado enviado à CMVM ontem à noite, o grupo financeiro anunciou que vai submeter à aprovação dos accionistas na próxima assembleia geral,a fusão por incorporação da Banif SGPS no Banif S.A.

"Esta operação de fusão consubstancia a integração da ‘holding' de topo do Grupo Banif na sua principal instituição bancária e representa uma operação de reorganização interna que se enquadra no conjunto de iniciativas de restruturação societária que o Banif- Grupo Financeiro tem vindo a implementar, de acordo com o calendário previsto no plano de recapitalização submetido às autoridades nacionais", referia a instituição em comunicado.

Na verdade, a reorganização interna do grupo está directamente ligada com a necessidade do banco em recorrer à ajuda estatal para cumprir com os requisitos em termos de metas de capital impostas pela "troika". "De acordo com as regras e os procedimentos definidos pela lei (...), os fundos para a recapitalização apenas poderão ser aplicados a instituições de crédito, não sendo possível, por exemplo, às SGPS, ainda que consideradas SGPS financeiras nos termos do RGICSF, aceder a esses fundos, para assegurar o cumprimento em base consolidada dos rácios exigidos", adianta ainda o grupo à CMVM.

O banco refere ainda que com estas alterações, pretende-se também "redimensionar, simplificar, eliminar custos e, assim, contribuir positivamente para criar condições de sustentabilidade e desenvolvimento para o Banif-Grupo Financeiro". O projecto de fusão já obteve luz verde do Banco de Portugal. Os accionistas serão chamados a pronunciar-se sobre este projecto no dia 8 de Outubro- data da próxima assembleia geral.

 fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 22:33 | comentar | favorito