Créditos e cheques: consulte a sua situação

Banco de Portugal passa a disponibilizar novos serviços online. Saiba quantos créditos tem, se há prestações em atraso, e se pode usar cheques

O Banco de Portugal (BdP) inaugura esta segunda-feira um conjunto de novos serviços ao público, disponíveis no seu sítio na Internet. Empresas e particulares vão poder consultar onlineos seus mapas de responsabilidades de crédito e a informação sobre restrição ao uso de cheque.

O mapa de responsabilidades de crédito apresenta informação mensal sobre o endividamento da empresa face a todas as instituições de crédito e outras entidades participantes na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC). 

A informação sobre restrição ao uso de cheque é obtida através da consulta à Listagem de Utilizadores de cheque que oferecem Risco (LUR). 

O site do BdP passa a contar com uma «Área de Empresa», um canal privilegiado de comunicação entre o banco central e as empresas, «seguro e gratuito, através do qual são disponibilizados um conjunto de serviços relevantes para a atividade das empresas e os meios para o cumprimento das suas obrigações de comunicação estatística ao Banco de Portugal». 

Trata-se de uma área reservada para cada empresa, a que é possível aceder utilizando as mesmas credenciais com que se autentica no Portal das Finanças. Nessa área serão disponibilizados desde já o mapa de responsabilidades de crédito das empresas, a informação sobre restrição ao uso de cheque, os quadros da empresa e do setor e ainda informação qualificada sobre numerário (reservada às entidades que operam profissionalmente com numerário). 

«Visto tratar-se de informação confidencial, a qual só deverá ser acedida pelo próprio titular dos dados, a realização destas consultas obriga a uma autenticação válida no site do Banco de Portugal. Essa autenticação poderá ser feita, no caso dos particulares, através da utilização do Cartão de Cidadão e do respetivo PIN de autenticação, ou, no caso de ser pretendida a obtenção do mapa de responsabilidades de crédito, do recurso às credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Para se autenticarem, as empresas deverão utilizar as credenciais de acesso ao Portal das Finanças», explica o BdP em comunicado.

Até hoje, para a obtenção daqueles elementos informativos, os titulares dos dados tinham de se dirigir aos postos de atendimento do Banco de Portugal (em Lisboa ou nas instalações da rede regional) ou efetuar pedidos por escrito, acompanhados da documentação requerida para cada situação.

O Banco continuará a manter os serviços de atendimento presencial e escrito em Lisboa e na rede regional.

Novo sistema de reporte para a balança de pagamentos

Na Área de Empresa as empresas poderão, igualmente, efetuar as suas comunicações relativas à realização de operações com o exterior e responder ao inquérito sobre investimento internacional.

Vai entrar em vigor no dia 1 de janeiro de 2013 um novo sistema de comunicação ao Banco de Portugal de operações com o exterior por parte das empresas. 

Este novo sistema complementará o reporte de informação por parte do sistema financeiro e será essencial para a compilação das estatísticas externas do País, nomeadamente a Balança de Pagamentos, a Posição de Investimento Internacional e a Dívida Externa, cuja produção é da responsabilidade do Banco de Portugal.

Na Área de Empresa ficarão disponíveis, desde já, duas facilidades de reporte estatístico neste âmbito: Comunicação de operações e posições com o exterior e Inquérito sobre o investimento internacional.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 22:58 | comentar | favorito