BCP quer ajudar as famílias a poupar

Leiloar a taxa de juro de um depósito ou ter uma conta que tem apenas a duração do objetivo de poupança são apenas duas das novas opções que o BCP apresenta no “Centro de Poupanças”.

O BCP quer ajudar as famílias a poupar e desenvolveu um novo conceito, lançado esta semana, que agrega produtos, ferramentas e serviços num portal.

“A poupança tem um papel cada vez mais central na vida das famílias, e o BCP quer ser o parceiro, na lógica de poupança ajustada a cada tipologia de família”, explicou Ricardo Valadares, diretor de marketing do Millennium bcp, em declarações ao Dinheiro Vivo.

 

O banco agregou num único portal “um conjunto de produtos, área de multimédia e dicas da poupança porque as pessoas valorizam cada vez mais o que os outros dizem. Temos dicas bastantes simples como por exemplo como fazer uma lista de supermercado, a outras de gestão do orçamento das famílias”, adiantou o diretor de marketing da instituição financeira.

A estes juntam-se ainda ferramentas de apoio à gestão do orçamento familiar, informação de caráter fiscal e legal, de uma área de perguntas e respostas.

Uma das novas contas a prazo que o banco criou (e que não tem custos para o cliente) é a poupança objetivo. Trata-se de um depósito com possibilidade de associar uma imagem ligada ao objetivo que se pretende. Permite fixar um objetivo e receber informação segundo o grau de concretização desse objetivo. Ou seja, se o objetivo é poupar para os livros da escola, a conta a prazo tem apenas a duração necessária até atingir esse objetivo. Além disso, no site poderá ver quanto lhe falta para atingir o objetivo.

Já a poupança duodécimos,  aproveita o facto de o subsídio de férias ser pago em doze mensalidades e incentiva à poupança programada com entregas mensais. Para tal é aplicada uma grelha de taxas de juro progressivamente aplicada por parcelas de montante.

O depósito net leilão é outro dos novos produtos e que apenas pode ser subscrito online. Trata-se de um depósito que feito em sistema de leilão com prazo a definir previamente. Na licitação a apresentar a leilão, o cliente indicará a taxa de juro pretendida, que deverá situar-se dentro do intervalo mínimo e máximo definido pelo banco no leilão em questão. O banco efetuará o apuramento das licitações, as quais serão tratadas de acordo com critérios e ordem de prioridades até que o somatório dos montantes das mesmas atinja o “plafond” definido pelo banco para esse leilão.

Ricardo Valadares dá o exemplo: “Imaginando que o BCP disponibiliza um milhão de euros para o leilão com um intervalo de taxas entre 1% e 3%. Um cliente que tenha 10 mil euros pode propor uma taxa, por exemplo, 1,5%. Quando o banco for apurar as taxas irá começar por satisfazer as mais baixas, até ter distribuído o plafond que definiu, neste caso um milhão”.

O depósito net flexível permite que um cliente contrate um depósito entre 15 e 360 dias, havendo uma grelha extensa que varia em função do montante e prazo.

Segundo responsável de marketing do BCP, mais do que “captar poupança e recursos”, o banco pretende, com o lançamento deste novo conceito “aproximar-se mais das famílias dando-lhes ferramentas que as possam ajudar a gerir o seu dinheiro”.

“Para criarmos esta solução fomos ouvir os clientes. Fizemos um focus group e as soluções apresentadas no ‘Centro de Poupança’ são o resultado do que os clientes nos disseram que querem”, concluiu Ricardo Valadares.

 

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/M

publicado por adm às 20:28 | comentar | favorito