Cofidis compra Banif Mais por 400 milhões de euros

O Banif vai vender a sua unidade de crédito especializado à Cofidis por 410 milhões de euros. Os dois grupos financeiros anunciaram nesta sexta-feira a assinatura do contrato de compra e venda da totalidade das acções do Banif Mais, uma operação que o banco liderado por Jorge Tomé considera “um marco importante” na execução das medidas de reestruturação do grupo. O banco concluiu em Outubro o reembolso dos empréstimos com garantias do Estado, num total de 1.175 milhões de euros.

O Banif Mais nasceu em 2009, com a integração do Banco Mais (antiga Tecnicrédito) no grupo Banif. Segundo os dados do banco, em 2013 a instituição registou um resultado líquido consolidado de 18,3 milhões de euros, mais oito milhões face a 2012. Os principais contributos para o resultado vieram das operações em Portugal e na Hungria.

Agora, com a sua venda, o Banif dá “um importante passo no sentido do reforço dos rácios de capital do grupo”, mantendo, ao mesmo tempo, “a capacidade de oferecer aos seus clientes os serviços de excelência do Banif Mais para o futuro”, disse Jorge Tomé, em comunicado.

É que o banco pretende manter com o Banif Mais a parceria estratégica de distribuição e cross-selling na área do crédito especializado ao financiamento automóvel. O Banif Mais comercializa produtos de crédito pessoal e financiamento de máquinas agrícolas, entre outros.

Com a venda desta unidade de crédito especializado, o Banif antecipa “uma medida do seu plano de reestruturação, gerando um "impacto positivo no rácio de capital Common Equity Tier 1, de 100 pontos base (pb) nos critériosphase –in e de 131 pb em base fully implemented”, revelou o banco.

A operação, que ainda se encontra dependente das autorizações regulatórias, foi realizada num processo concorrencial “que gerou o interesse e a participação de várias entidades nacionais e internacionais”, assegurou o Banif. Segundo o grupo sedeado no Funchal, a venda à Cofidis “garantiu uma valorização do Banco Banif Mais em linha com a sua dimensão e actividade, tanto no mercado nacional, como nos mercados internacionais em que opera”.

A Cofidis, especialista na venda de produtos de crédito à distância (online e por telefone) tem operações em França, Bélgica, Espanha, Itália, Portugal, República Checa, Hungria e Eslováquia. Com a aquisição do Banif Mais, a empresa espera conseguir “novas competências e um know-how sólido no mercado do crédito automóvel”, sublinhou o director geral da Cofidis Portugal, Nicolas Wallaert, no comunicado.

fonte:http://www.publico.pt/e

publicado por adm às 15:06 | favorito
tags: